06/05/2010

Parceria predileta: Tim Burton e Jhonny Depp

Há muito tempo sou fã desta dupla, primeiro como toda pessoa mal informada conheci o ator e me apaixonei a cada filme que o Depp fazia, me impressionava com cada mudança brusca de seu visual como do Jack Sparrow para o Willy Wonka na fantástica fábrica de chocolates.
Nem parece a mesma pessoa, me impressionava como ele se doa ao personagem aos trejeitos, ao estilo, ao jeito de falar. Até que me apaixonei pelo trabalho do Tim Burton, o ar sombrio beirando o ótico na maioria dos seus filmes, até mesmo os infantis. Então pensei: se separados os dois já eram bons imagina juntos, são mais-que-perfeitos (mas não são pretérito, rsrs). Como já disse sou fã da dupla e suspeita pra falar, maaas vamos aos fatos.
Primeira parceria dos dois 1990 Edward mãos de tesoura "Aquele papel não era uma estratégia de carreira. Era a liberdade. Liberdade para criar, experimentar, aprender e exorcisar algo em mim", lembrou Depp anos depois. Em 1994 o filme Ed Wood, a homenagem de Tim a um diretor excêntrico , apaixonado pelo cinema, mas considerado o pior diretor de todos os tempos.

Cinco anos depois baseado num conto surgiu o Cavaleiro sem cabeça, neste filme o Jhonny Depp queria usar maquiagem para ficar feio, mas o Burton preferiu que o contraste da pesonalidade do personagem que já era feia o bastante e sua beleza externa.

Em a noiva cadáver, o estranho mundo de Jack e James e o pêssego a parceria foi com O Jhonny dublando.

 A Fantástica fábrica de chocolates rendeu um ar bizarro ao Willy Wonka, incluse a interessante fobia social.
Mas o sangue volteou mesmo em Sweeney Todd: o barbeiro demoníaco da rua fleet, um musical , com um cenário bem sombrio.

 Em Alice Depp diz que  o segredo é a confiança que el tem  no Burton , ele entrou no filme sem saber que interpretaria o chapeleiro maluco "Por mim, poderia ter sido até Alice", ele afirma.  o Tim no seu trabalho mais recente deu um sentimento a história, ele gostaria que não fosse uma garotinha passeando por um lugar de criaturas estranhas e loucas, queria dar sentimento a isso. E conseguiu o filme como sempre tem um ar sombrio, mas não tao evidente  e num tom perfeito. Não consigo imaginar outra versão que se iguale a essa, pr aquem ainda nao assistiu, está perdendo tempo, vale a pena, principalmente pra quem tbm é fã da dupla.

E vcs qual(is) o(s) seu(s) filme(s) favorito desses?

4 comentários: