12/08/2012

10 Estratégias de Manipulação

Esse texto é inspirado no texto do  Sylvam Timsit, mas eu peguei os tópicos e eu mesma vou explicar cada um deles.
1 Estratégia da Distração

Essa é fácil, enquanto tem algo importante acontecendo, a mídia dá ênfase a outra coisa, para tirar o foco do que realmente está acontecendo. Um exemplo bem atual é a capa da revista Veja deste mês, enquanto está acontecendo o julgamento do mensalão, para tirar o foco do povo para coisas realmente importantes a matéria da capa foi sobre a novela das 8, Rita e Carminha, vingança.  Aliás as próprias novelas são em si uma distração para que o povo não se preocupe com a política.

2 Criar problemas e oferecer soluções

Intensificar alguns problemas e criar soluções para que na verdade o povo aceite essa solução.

3 Gradulidade

Se algo é difícil de ser aceito, então basta implantá-lo aos poucos, todos sabemos disso, para que algo nos pareça menos absurdo, basta nos acostumarmos com a ideia. 

4 Estratégia de Diferir

Dizer que uma determinada medida é dolorosa porém necessária, essa estratégia é muito bem empregada principalmente se for utilizada com as duas anteriores. Um bom exemplo, foi quando o atual Senador, mas na época Presidente da República, Fernando Collor disse que seria necessário colocar a mão na poupança dos brasileiros, sem duplo sentido, para nos tornarmos uma economia forte. 

5 Dirigir-se ao Público como se fossem crianças

Essa estratégia além de menosprezar a inteligência das pessoas, faz com que a pessoa não aja de forma crítica com quem está fazendo isso, criando até um laço de proteção. Lembram-se de Getúlio Vargas ser o pai dos pobres?

6 Utilizar o aspecto emocional mais do que a razão.

Afinal pra quê eles iam querer que você pense, não é verdade?

7 Manter o Público na Ignorância e Mediocridade

È o caso das novelas para distração e de quebra deixar as pessoas mais burras, não só novelas, mas a grande maioria dos programas de TV. Um outro bom exemplo é a educação pública brasileira.

Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto. 

9 Reforçar a autoculpabilidade

Fazer as pessoas acreditarem que estão assim por culpa delas, mais uma vez elas não vão lutar por seus direitos se acham que a culpa é delas.

10 Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem

Isso principalmente do aspecto psicológico, causa um estrago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário